Informativos

NEGÓCIO DE PEQUENO PORTE, TAMBÉM PRECISA PAGAR IMPOSTOS.

29 de January de 2021

O ideal e aconselhável é que um negócio, mesmo sendo de pequeno porte, esteja em conformidade com a lei e saia da informalidade, para que assim o mesmo também possa evoluir como empreendimento.

Isso é possível através da obtenção do MEI, sigla usada para identificar o Microempreendedor Individual, categoria a qual foi criada pela Lei Complementar nº 128/2008, tendo como finalidade sua finalidade o auxílio aos trabalhadores informais a estarem de acordo com as normas legais, acarretando em algumas obrigações fiscais, mas que também garante certos benefícios.

Com regime fiscal menos rigoroso, qualquer empreendedor em fase inicial pode contar com os vários benefícios de ter um CNPJ, resguardando algumas vantagens e recursos exclusivos, tais como: legalização do próprio negócio, segurança jurídica, direito a benefícios previdenciários, possibilidade de contratação de funcionário, simplificação da escrituração contábil e fiscal, crédito para Microempreendedor Individual, entre outros.

Entretanto, mesmo com essas vantagens, saber se MEI paga imposto ou não é a preocupação 
de muitos que estão ingressando nessa categoria.

O Microempreendedor Individual é isento de taxas, como Imposto de Renda para Pessoa Jurídica, PIS, COFINS, IPI e CSLL. Outras vantagens em ser MEI é a contribuição ao INSS é reduzida a 5% do salário mínimo, estando garantidos os direitos aos benefícios previdenciários, como auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros.

Mesmo com as facilitações que o MEI proporciona ser um microempresário no Brasil não é fácil. Há barreiras no mercado e qualquer deslize pode acarretar no fim de um negócio. Organização pode ser um ponto chave nessa empreitada. Controlar todas as entradas e saídas, nesse sentido, é uma maneira de entender o rendimento de uma empresa.

Diante disso, desconhecer qualquer tributo, como um imposto, por exemplo, pode prejudicar os planos do empreendedor. Assim sendo, esperamos ter contribuído com o esclarecimento sobre esse importante passo dado pelo empreendedor que é a formalização do seu negócio, mas caso haja mais alguma dúvida estamos à disposição para lhe auxiliar.

Galeria de fotos

Últimas notícias